27 abril 2010

Patchwork MUITO PRAZER….

Mais do que beleza, o patchwork também tem historia.
Os primeiros sinais da arte de unir retalhos começaram no Egito antigo, quando povos nômades uniam pedaços de lã e peles de animais para se protegerem do frio. Prova disto é uma peça de retalho exposta no Museu do Cairo, datada de 600 A.C. Mas foi durante as cruzadas que o patch ganhou mais destaque, sendo usada também para produzir mantas, roupas e bandeiras.

No período da colonização norte-americana, famílias inglesas e holandesas popularizaram a técnica no país, onde as mulheres, normalmente analfabetas e com poucas opções de lazer, se reuniam para montar colchas para as famílias mais carentes ou para enfeitar o enxoval de jovens prestes a se casar – prática que ate hoje é seguida por muitas americanas.

Para tornar os trabalhos mais interessantes elas começaram a criar alternativas de técnicas e funções para as pecas, entre elas a aplicação de tecidos sobre tecidos.
Com o passar do tempo, o patchwork teve seus altos e baixos e foi no século XX que ele ganhou novo fôlego com a invenção da maquina de costura. Em terras verdes e amarelas, a técnica começou a ter destaque nos anos 80 e 90 e é, sem dúvida, uma das mais exploradas e queridas das pessoas que não abrem mão de reunir, em uma só técnica, beleza, arte e paixão.

Um comentário:

  1. Olá Regina!! Td bem! Vim agradecer tua visitinha e aproveito para te dar os parabéns pelos lindos trabalhos em Patchwork!!
    Adorei aquelas capas de garrafas térmicas! Ficaram lindas!! Suas bolsa também são lindas de ver e de viver!! Adorei tudo! Beijocas
    Andreza

    ResponderExcluir